De Assunção - Em uma disputa acirrada, Pedro Silvestre garantiu a medalha de prata no individual geral da ginástica artística dos Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção-2025. Ele conseguiu um total de 75.250 pontos e ficou apenas um décimo atrás do colombiano Thomás Mejia que venceu a prova. Mais difícil do que competir, foi a espera, já que o brasileiro precisou assistir os seus principais adversários para saber seu resultado final.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O Brasil competiu na primeira subdivisão em Assunção. No final, Pedro Silvestre liderava o individual geral. Assim, ele teve que voltar mais tarde e esperar o segundo grupo de ginastas, que tinha concorrentes fortes de Colômbia, México e Estados Unidos para saber sua classificação final. "Deu um frio na barriga para esperar todo mundo competir pra ter que saber o resultado. Mas eu estava ali com minha equipe, eles conseguiram me acalmar um pouco. A gente sempre se apoio. Eu estava esperançoso com a medalha e fiquei muito feliz com o resultado", afirmou o atleta ao Olimpíada Todo Dia.

O início no esporte veio por influência das suas irmãs. Pedro Silvestre já fazia aulas de karatê, mas gostava de assistir suas irmãs fazendo ginástica. "Eu conheci a ginástica pela minha família. A gente também fazia
karatê e ginástica ao mesmo tempo. E quem me incentivou a entrar foram minhas irmãs. Eu gostava de ver elas treinando e eu queria fazer o que elas faziam. E minha mãe também sempre me incentivou no esporte. Sempre que pode ela tenta me ajudar", contou Pedro, que atualmente treina no Centro Olímpico em São Paulo.
Desempenho sólido em Assunção
Dentro do ginásio, Pedro Silvestre fez uma boa competição. Apesar do nervosismo, o brasileiro acertou todas as suas séries, sem cometer erros grandes. "Eu sempre fico um pouquinho nervoso de estar competindo. É sempre uma sensação bem legal. Mas eu senti que eu estava pronto e busquei o que eu merecia", disse o ginasta.

Com o desempenho desta terça-feira (19), Pedro Silvestre se classificou para cinco finais por aparelho: cavalo, argolas, salto, barras paralelas e barra fixa. Destaque para a performance no cavalo com alças, onde o brasileiro tirou a melhor nota do dia com 12.950. Agora, a expectativa do atleta é de brigar por mais medalhas em Assunção. "Agora é foco no treino e foco na medalha e no lugar mais alto do pódio. Se Deus quiser eu vou conseguir", concluiu.